Projeto Resgate – CMD/UnB

update2: O site do Projeto Resgate está disponível novamente, acessem www.resgate.unb.br

update: A mais de um mês o site do Projeto Resgate está fora do ar, vou me informar na UNB, sobre o que está acontecendo

Procurarei apresentar nesse espaço alguns projetos voltados a preservação da memória. O primeiro é o projeto resgate, uma parceria do Centro de Memória Digital da UnB, com a Petrobras e o Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal.

O Centro de Memória Digital (CMD) está instalado na Universidade de Brasília (UnB) desde 2003 e é integrado por professores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de História, Letras, Engenharia de Redes, Comunicação e Ciências da Informação. O CMD propõe-se a preservar e divulgar o patrimônio histórico documental em meio digital, articulando competências na área cultural e tecnológica para aplicação da tecnologia digital no resgate da identidade histórico-cultural de nosso país.

Na era da civilização cibernética, que se acha em rápido processo de difusão, a informação circulará muito mais democraticamente, deixando de ser privilégio de poucos e levando especialistas de campos diversos do conhecimento a buscarem soluções para o seu tratamento. A colaboração interdisciplinar faz-se imperiosa tendo em vista o caráter das atividades desenvolvidas pelo CMD. A Universidade de Brasília (UnB) reúne, em razão de sua excelência de produção científica e projeção nacional e internacional, especialistas em História, Literatura, Engenharia de Redes, Comunicação e Ciências da Informação. A instituição apresenta o perfil mais adequado para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que integrem a pesquisa científica, a qualificação de seus quadros e o compromisso social de democratização do acesso aos bens culturais.


O Projeto Resgate em Conteúdo Digital desempenha o papel de âncora do CMD, pois, em razão da dimensão monumental, do pioneirismo, do valor exemplar e de sua visibilidade, capacita-se a agregar outras instituições mantenedoras de acervos documentais e que estejam igualmente interessadas em sua difusão e democratização. O CMD comunga com políticas públicas que têm como princípio a transversalidade, que facilita a racionalização do uso de recursos humanos e materiais, anteriormente dispersos e difusos em vários órgãos e instituições, por meio da sua colaboração e integração sistêmica. Propõe-se, nesse sentido, a otimizar os recursos públicos existentes, oferecendo-se para integrar iniciativas semelhantes em níveis e esferas distintas dos poderes públicos. No Brasil de hoje, políticas públicas de inclusão digital, sobretudo no campo educacional e cultural, compõem ferramenta preciosa de ampliação da cidadania, pois a aplicação das tecnologias de informação e comunicação na educação e cultura constitui, por definição, mecanismo de democratização e barateamento de acesso aos bens culturais.

Para mais informações visitem o site.

www.resgate.unb.br

Publicado em 24 de setembro de 2008, em Centro de Memória, Memória e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Osite da UNB que apresenta dos documentos do Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal é uma iniciativa maravilhosa. Descobri coisas maravilhosas, como, por exemplo, o massacre dos índios araxás pelos índios caiapós, que os devoraram, extinguindo, assim, os índios araxás. Veja matéria que escrevi no mgquilombo in
    http://www.mgquilombo.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=86&Itemid=1
    Porém, estou muito preocupado visto que há mais de um mês esse site da UNB está fora do ar?
    Peço que não deixem morrer essa verdadeira mina de ouro informativo da nossa História.
    Caso eu possa ajudar em alguma coisa, peço que me informe. Não podemos perder esse site da UNB.
    Um abraço do
    Tarcísio José Martins
    Advogado e pesquisador de história, membro do IHGMG

  2. O site da UNB que disponibiliza os documentos do AHU está no ar, de novo !!!
    Nós os pesquisadores do IHGMG e da Associação de Pesquisadores dos Sertões do Jacuí (MG) etamos rindo à-toa… Obrigado gente!
    Em breve daremos notícias de novas descobertas para a historiografia.
    Um abraçom do
    Tarcísio José

  3. O site da UNB que disponibiliza os documentos do AHU está no ar, de novo !!!
    Nós os pesquisadores do IHGMG e da Associação de Pesquisadores dos Sertões do Jacuí (MG) etamos rindo à-toa… Obrigado gente!
    Em breve daremos notícias de novas descobertas para a historiografia.
    Um abraço do
    Tarcísio José

  4. ammigos, como prometido, estou divulgando que
    1) a Primeira Povoação do Ambrósio, que ficava em Formiga-Cristais, foi o Quilombo atacado em 1746;
    2) e que o Rei do Quilombo do ambrósio foi morto no ataque aos quilombos do alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, em 1759.
    O Projeto Memória Digital da UnB tem sido um facho de luz incomensurável a iluminar a Pesquisa Histórica, principalmente, sobre a “esquecida” inclusão do negro em nossa historiografia.
    Confira estas e outras no link
    http://www.mgquilombo.com.br/site/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

  5. Estilaque F Santos

    E o catálogo dos documentos da Bahia colonial?

    E os documentos onde posso acessá-los?

Deixe um comentário